Publicado por Nicoli Tomazella
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O cajá é um fruto encontrado no Norte e no Nordeste do Brasil, sua origem natural é da América Central. É uma fruta em forma oval e cilíndrica, de até 10 cm, pode pesar até 100 gramas. Apresenta a casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, tem sabor agridoce, polpa suculenta e de ótimo aroma, não é consumido ao seu natural.

Cajá

Foto: Reprodução

Presença de vitaminas

O cajá é fonte das vitaminas A, B e C, trazendo para o organismo, inúmeros benefícios. A vitamina A, por exemplo, faz bem para a pele e mucosas, além de ser importante para a visão e ter capacidade funcional dos órgãos reprodutivos. Pode também ser útil para a prevenção da famosa TPM. A vitamina B, garante também a saúde da pele, regula o apetite, melhora o metabolismo do organismo e previne doenças do sistema nervoso. Já a vitamina C, a mais conhecida pela maior parte da população é uma fruta antioxidante trabalha no combate dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento e pelo câncer, além de prevenir resfriados e gripe.

Outros nutrientes da fruta

Além de ser rico em vitaminas, o cajá também é conhecido por apresentar uma boa quantidade de fibras.  O que é algo importante, pois é muito bom ao intestino, ajudando a prevenção de prisão de ventre. Apresenta também grandes sais minerais tais como o cálcio, o fósforo e o ferro. O cálcio auxilia no fortalecimento dos ossos, o que previne a osteoporose. O fósforo também está ligado aos ossos, pois fortalece a estrutura óssea e atua na contração muscular do corpo. O ferro está presente no aumento das energias e fortifica as defesas do organismo, fortalecendo ainda mais o sistema imunológico, evitando também resfriados e constipações.

­ O cajá como um remédio caseiro

É possível notar que com todos esses nutrientes e benefícios o cajá substitui muitos remédios e serve como um remédio caseiro. Evita constipações, gripes, doenças mais graves como a osteoporose e o câncer. E ainda é um excelente fortalecedor imunológico. Se as pessoas aderirem ao consumo da fruta, sem dúvidas terão inúmeros benefícios. E menos dor de cabeça. Além de ser um excelente remédio caseiro, ele pode ser adicionada às dietas de emagrecimento, pois seu número calórico é baixo e suas fibras aumentam a sensação de saciedade.

Veja mais!