Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O cacau é um fruto alongado, amarelo e de casca dura, chegando a medir 20cm de comprimento. Sua polpa é mucilaginosa, podendo ser branca ou rósea, e envolve sementes avermelhadas. O fruto, desde a polpa até as sementes, possui alto valor nutricional e muitos benefícios para a saúde. Seu cultivo sempre foi popular para obter as sementes e produzir o chocolate. No entanto, pode ser totalmente utilizada. A casca pode ser utilizada in natura, ou também na forma de farinha, além de servir para a alimentação de bovinos, suínos, aves e peixes. Além do consumo alimentício, pode ser usada para produção de fertilizantes e álcool, e para a extração da pectina, utilizada na produção de geleias.

Cacau

Foto: Reprodução

Para que serve?

A extração do cacau em pó e de sua manteiga, é feita pela fermentação e processamento das sementes. A partir do cacau em pó, são fabricados os chocolates e muitas outras receitas como forma de substituição ao chocolate em pó, sendo mais nutritivo e contendo menos gordura. A polpa, que é a parte branca, pode ser usada no preparo de sucos diferentes, geleias, destilados, iogurtes, doces e sorvetes.

Propriedades

A polpa do cacau tem fibras, glicose e sacarose (energéticos), além de conter inúmeras vitaminas como as do complexo B e a niacina, que age nos músculos, no sangue e nos nervos.Os sais minerais ajudam na saúde dos ossos, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, a vitamina A age diante da saúde da pele e dos ossos. As fibras ajudam com o bom funcionamento do intestino. Antioxidante, previne câncer e auxilia em casos de depressão. O cacau ainda estimula a liberação de endorfinas e aumenta a disposição mental. Por conter flavonoides e triptofano, aumenta ainda a proliferação de neurônios. Além disso, concentra outras substâncias que dão a sensação de bem-estar, e ajudam no combate à ansiedade e depressão.

Como consumir?

O cacau pode substituir, quando em pó, o achocolatado tradicional. Além de conter menos gorduras e não conter açúcar, é muito melhor para a saúde. O mingau e as receitas de mousse podem ser uma alternativa ainda mais atraente para quem quer consumir o cacau.

Mousse de cacau com frutas

  • 1 manga bem doce de tamanho médio
  • 3 colheres (sopa) de polpa de abacate
  • 2 colheres (sopa) de cacau
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) de mel
  • Pitada de sal

Preparo

Corte a manga em pedaços grandes e coloque-os na jarra do liquidificador. Acrescente o abacate e os demais ingredientes. Bata tudo até obter consistência homogênea, depois passe por uma peneira. Leve para gelar e sirva.

Veja mais!