Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Poucas pessoas conhecem a doença chamada herpes zoster, mas ela é uma consequência de outra patologia muito famosa no Brasil, a catapora. Na verdade, a herpes zoster é uma reativação dos vírus causador desta epidemia cutânea que ficou adormecido nos gânglios do corpo.

Por exemplo, uma pessoa que teve catapora em algum momento da vida, o vírus fica no corpo por um período de tempo até que em algum momento ele é reativado na forma de herpes zóster.

Também conhecido por cobreiro, a doença é uma infecção viral que provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tronco e no rosto.

aprenda-remedios-caseiros-para-tratar-a-herpes-zoster

Foto: reprodução/site wikimedia

Apesar de ser uma doença que possui sistema de prevenção através de vacina, ainda é muito comum no Brasil atingindo mais de 2 milhões de pessoas por ano.

Sendo assim, quando os primeiros indícios surgirem é necessário buscar auxílio médico, para que o profissional determine o melhor tratamento possível. Em paralelo com as receitas médicas, o paciente poderá usufruir de outras alternativas caseiras e eficazes.

Tratando herpes zoster com métodos caseiros

1. Mel

aprenda-remedios-caseiros-para-tratar-a-herpes-zoster-mel

Foto: Pixabay

Esta doçura natural é benéfica para o organismo e também para a pele. Entre as propriedades medicinais do mel estão a anti-inflamatória e antibacteriana, dois importantes efeitos neste caso.

Para isso, basta aplicar o mel em cima das bolhas e deixar que ele faça sua função. Se for possível, é necessário repetir o processo até quatro vezes por dia.

2. Erva-cidreira

aprenda-remedios-caseiros-para-tratar-a-herpes-zoster-cidreira

Foto: Pixabay

Neste caso é necessário preparar o chá da erva, para só depois aplicar na área onde estão as bolhas. As propriedades antiespasmódica, analgésica e calmante auxiliam no tratamento intensivo destas afecções na pele. Além disso, a bebida também pode ser ingerida e assim eliminar a febre e possíveis infecções que se formem no organismo. A dica é aplicar até quatro vezes por dia e beber duas xícaras, no máximo.

3. Óleo de chá verde

aprenda-remedios-caseiros-para-tratar-a-herpes-zoster-cha-verde

Foto: Pixabay

A composição química da erva-cidreira é capaz de secar as bolhas que surgem no diagnóstico da herpes. Por isso, adquira o óleo da erva e depois molhe um algodão na bebida. Em seguida, aplique o chumaço umedecido fazendo movimentos circulares na região afetada pela doença. Repita  processo quatro vezes por dia. Em poucos dias é possível perceber a diferença.

Veja mais!