Publicado por Nayla Georgia
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Uma das doenças pulmonares mais comuns e desagradáveis é a asma. Ela é caracterizada pela inflamação nos brônquios, que os estreita durante uma crise e faz com que a pessoa sinta falta de ar. Essa doença é desencadeada em qualquer idade e pode surgir por vários motivos, como alterações no clima, fumaça, poeira, mofo, etc.

Amenize os sintomas da asma com tratamentos naturais

Foto: Reprodução

Como a doença pode ser tratada?

O acompanhamento médico é imprescindível no tratamento da asma, pois é uma doença que necessita de medicamentos farmacêuticos. Esses medicamentos são os broncodilatadores, que aliviam os sintomas, e os anti-inflamatórios, usados para a manutenção da asma. Contudo é possível apostar também em tratamentos naturais para acompanhar os remédios e até evitar crises indesejadas.

Métodos naturais para tratar a asma

Cenoura

A cenoura faz um xarope excelente para ajudar a amenizar os sintomas desagradáveis da asma. Cozinhe 250 gramas de cenouras em ½ litro de água. Espere ela ficar viscosa e adoce com ½ xícara de chá de mel. Tome 1 colher de sopa desse xarope de 4 a 6 vezes ao dia.

Arnica paulista

O chá de arnica paulista é um ótimo anti-inflamatório, antitérmico e ainda broncodilatador. Basta ferver 1 litro de água e acrescentar 10 gramas da arnica para que fique em infusão por alguns minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia. Fique atento na dosagem, pois em excesso esse chá pode ser nocivo. Converse com seu médico e tire maiores dúvidas.

Alcachofra

Alcachofra é uma iguaria que faz um caldo útil para amenizar os sintomas da asma. Esse caldo deve ser preparado juntamente com um pouco de azeite e suco de limão. Beba várias vezes ao dia.

Maçã

Comer maçã assada no café da manhã é uma delícia e ajuda a controlar a asma. Assar essa fruta e colocar um pouco de mel ainda quente fica muito gostoso. Vale também fazer um xarope, cozinhando a fruta picada em um pouco de água e mel. Do xarope, tome de 3 a 4 xícaras por dia.

Banana-maçã

Fazer o suco da banana-maçã ajuda a desobstruir os brônquios dos asmáticos. Para fazer, selecione uma muda com raiz da fruta e corte em rodelas. Asse no forno e esprema bem para tirar o suco, que deverá ser misturado com mel. Tomar 1 xícara por dia.

Eucalipto

O chá de eucalipto também é conhecido por ser eficaz como coadjuvante no tratamento da asma. Para fazer, ferva 1 litro de água e coloque 4 colheres de sopa das folhas secas e picadas da planta. Deixe em infusão por 15 minutos e tome uma xícara três vezes ao dia, ou como o médico receitar.

Veja mais!