Publicado por André Luiz Melo
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Absorvido facilmente pelo organismo humano, o selênio é um mineral cuja função mais importante é a sua capacidade antioxidante, favorável no combate ao envelhecimento precoce e os radicais livres.

Benefícios do selênio

Excelente nutriente por estimular o bom funcionamento do organismo, o selênio é um importante mineral rejuvenescedor corporal. O mesmo, quando em dosagens ideais, auxilia no fortalecimento do sistema imunitário e ainda equilibra a atividade dos hormônios que promovem a boa atuação da tireoide, o T3 e T4.

Este mineral é ainda dotado da capacidade de atuar como um importante agente detox, uma vez que auxilia na eliminação de toxinas e metais considerados pesados para o organismo. A prevenção contra determinados tipos de câncer, a exemplo do da próstata e intestino, é também outro benefício do selênio.

Alimentos fontes de selênio

Alimentos ricos em selênio para o organismo

Foto: Pixabay

Castanha-do-Pará

Potente no que se refere ao teor de selênio em sua composição, esse alimento é bastante recomendado para o bom funcionamento do corpo. A oleaginosa, por exemplo, pode oferecer até 400 mcg de selênio a cada 100 gramas de sua ingestão.

Ostras

Os alimentos classificados como frutos do mar são, na sua grande maioria, excelentes fontes desse mineral, a exemplo das ostras, as quais possuem 63 mcg de selênio.

Farinha de trigo

Essencial na composição de muitos alimentos ingeridos no dia a dia, a farinha de trigo é rica desse nutriente. A cada 100g da mesma, por exemplo, é possível obter 42 mcg de selênio.

Salmão

Dotado de bons níveis de ômega-3, o salmão oferece, em média, 83 mcg de selênio a cada 100 g de seu consumo.

Frango

Dotado de baixo teor calórico e de gordura e rico em proteínas, o frango é uma excelente fonte de selênio: a cada 100 g, por exemplo, é possível obter 24,5 mcg desse nutriente.

Carne de boi

Saborosa, nutritiva e essencial para todo ser humano, a carne bovina representa uma das maiores fontes desse nutriente ao lado do frango: 19,4 mcg de selênio é possível de se obter ao consumir 100 g desse tipo de carne.

Aveia

Conhecida por auxiliar na redução do colesterol e ser dotada de bons níveis de fibras, a aveia é ainda um alimento potente no que se refere à oferta de selênio para o organismo humano. Uma porção de 100g, por exemplo, dispõe de 34 mcg desse nutriente.

Queijo

Alimentos lácteos são considerados excelentes fontes de selênio para o organismo humano. O queijo é um dos alimentos desse grupo que se destacam pela sua grande capacidade de oferta desse nutriente para o corpo. A cada 100g de sua ingestão, por exemplo, é possível obter 18,9 mcg de selênio. Todavia, é importante ter moderação na hora de consumir queijo e outros alimentos lácteos que não sejam desnatados, uma vez que os mesmos apresentam elevado teor de calorias e gorduras.

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