Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O potássio é um nutriente essencial em qualquer dieta alimentar. Sua presença no organismo auxilia no combate à fraqueza muscular, cãibras durante treinos físicos, regula a pressão arterial, ajuda no tratamento contra a hipertensão, atua em prol de remover resíduos do corpo, auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, entre outros benefícios. A deficiência desse nutriente, entretanto, pode causar irritabilidade hipertensão e fadiga.

O consumo de potássio é fundamental para qualquer humano, e isso deve ocorrer, sobretudo, por meio dos alimentos naturais.

Alimentos fontes de potássio

Alimentos ricos em potássio

Foto: Reprodução/ internet

Banana

Talvez o alimento mais conhecido como fonte de potássio, esta fruta possui ainda fibras e as vitaminas C e B6. A banana contém uma dose superior a 400 mg de potássio.

Suco de cenoura

Rica em minerais, vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, esta bebida é dotada de boas doses de potássio: de dois a quatro copos de suco de cenoura contêm 500 mg desse nutriente.

Mamão

Fonte de inúmeros nutrientes, o mamão possui consideráveis doses de potássio. Só para se ter uma ideia, em uma porção de 140 mg dessa fruta é possível encontrar 360 mg de potássio.

Abóbora

Além de vitamina A e ômega 3, esta é fonte de potássio: 287 mg desse nutriente, por exemplo, é possível de ser obtido em 130 gramas de abóbora cozida.

Batata-doce

Rica em carboidratos, beta-caroteno, ferro, fibras e vitaminas C e B6, a batata-doce possui níveis elevados de potássio, podendo chegar a até 700 mg desse nutriente.

Feijão

Rico em ferro, o feijão também é potente como fonte de potássio: 600 mg desse nutriente pode ser obtido em apenas meia xícara de feijão.

Melão cantaloupe

Grosso e bastante nutritivo, o melão cantaloupe é dotado, por exemplo, de 358 mg de potássio a cada 134 gramas.

Leite

Alimentos lácteos também são dotados de bons níveis desse mineral. Um copo de leite integral e um de desnatado, possuem, respectivamente, 300 mg e 400 mg de potássio.

Iogurte

Excelente agente para uma boa digestão e fonte de proteínas, probióticos e bactérias naturais, o iogurte contém de 350 a 500 mg de potássio por copo.

Abacate

Dotado de minerais, vitaminas, boas gorduras e saudável, sobretudo, para o coração, o abacate é capaz de fornecer até 750 mg de potássio a cada 100 gramas do fruto consumido.

Molho de tomate

Uma medida de 150 gramas de molho de tomate enlatado pode conter de 450 até 650 mg de potássio. Entretanto, é importante verificar marcas que contenham pouco açúcar e sódio.

Beterraba

Com folhas comestíveis as quais, se cozidas, são dotadas de 654 mg de potássio a cada 72 gramas, a beterraba (fruto) possui, em média, 330 mg desse nutriente.

Peixes

Dez por cento da dosagem diária recomendada de potássio pode ser obtida na maioria dos tipos de peixes. Atum, salmão selvagem, bacalhau e linguado são os mais ricos desse mineral. Vitamina D e ômega 3 são outros dois nutrientes presentes em abundância em peixes.

Uva passas

Devendo ser consumidas com moderação, em decorrência dos níveis de açúcar, as uvas passas são capazes de fornecer, em uma mínima porção, até 300 mg de potássio.

Veja mais!