Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Conhecida popularmente como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, a biotina constitui uma molécula da classe das vitaminas, a qual atua no organismo humano como uma coenzima. A mesma é fundamental para que ocorra o processamento de gorduras, açúcares e aminoácidos. Benéfica por estimular o crescimento capilar, a biotina é classificada como a “vitamina cabelo”.

Ingestão de biotina

Pesquisas realizadas acerca da biotina, indicam o consumo diário de 30 mcg dessa vitamina para pessoas adultas.

Alimentos ricos em biotina

Alimentos ricos em biotina para o organismo humano

Foto: Reprodução/ internet

Amêndoas

Deliciosas e benéficas para todo indivíduo, as amêndoas são capazes de fornecer, em média, 90 mcg de biotina a cada porção na medida de uma xícara consumida.

Amendoim

Saboroso e muito bem aceito por quase todas as pessoas, o amendoim possui para o organismo 100mg  dessa vitamina, se consumida uma porção na medida de uma xícara.

Chocolate

Doce preferido de quase todas as pessoas, o chocolate é dotado de 32mcg de biotina a cada 100g consumido. Todavia, é importante ter cuidado com a ingestão desse doce, uma vez que o mesmo possui alto teor calórico.

Nozes

Nozes pistache e todos os outros tipos são altamente benéficos para o corpo. Além de proporcionar os níveis ideias de proteínas e nutrientes para uma dieta, eles disponibilizam de elevada dosagem de biotina para o organismo.

Acelga

Verde, saborosa e rica em antioxidantes, a acelga e bem-vinda em todos os pratos de saladas. Seu consumo, na medida de uma xícara, oferece aproximadamente 10,5mcg de biotina.

Tomate

Ingrediente principal de molhos e também de pratos de saladas, o tomate possui inúmeros nutrientes que estimulam o bom funcionamento do corpo. Sobre a biotina, a cada medida de uma xícara, esse alimento natural fornece, em média, 7,5mcg de biotina.

Iogurte

Bebida láctea nutritiva, o iogurte é consumido por praticamente todo ser humano. Em sua composição, 7,4mcg de biotina podem ser obtidos pelo organismo a cada medida de uma xícara consumida.

Ovos

Saborosos e bem-vindos no acompanhamento de diversos pratos ou mesmo para um delicioso café da manhã, o ovo é sempre um alimento presente na mesa de todos os brasileiros. De 7 a 15mcg é quanto esse alimento pode fornecer de biotina ao corpo humano.

Cenoura

Benéfica para unhas, cabelo e pele, a cenoura é dotada de inúmeros nutrientes e vitaminas. Em uma xícara de consumo desse alimento, por exemplo, é possível obter 6mcg de biotina.

Frutas

Sobretudo morango e framboesa, são as frutas mais recomendadas por especialistas para quem deseja ou necessita obter elevadas doses de biotina.

Couve-flor

Considerada o vegetal fornecedor dos mais elevados níveis de biotina, a couve se destaca ainda pelo seu alto teor de água e por ser dotada de poucas calorias.

Veja mais!