Publicado por Débora Silva
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Nós sempre ouvimos falar da enorme importância da água e do quão bem este elemento faz para o nosso organismo, não é mesmo? O corpo humano é composto majoritariamente de água e esta é, sem dúvidas, a melhor bebida existente para hidratar o nosso organismo. Além de ingerir, no mínimo, 2 litros de água ao dia, a sua ingestão indireta, através de alimentos, deve ser um complemento que contribui para a hidratação do organismo.

Alimentos ricos em água

Foto: Reprodução

Água para a vida

Existem alimentos compostos por uma elevada percentagem de água (mais de 70%) e, ao ingerir estes alimentos, nós estamos contribuindo com a hidratação e demais benefícios proporcionados por este líquido. Estes alimentos devem ser consumidos durante todo o ano, especialmente no verão, já que o calor aumenta a transpiração, reduzindo a quantidade de água no organismo.

Para evitar a desidratação nos dias mais quentes, é necessário tomar, em média, 2 litros e meio de água ao dia, além de incluir no cardápio mais saladas cruas de alface, cenoura, rúcula, tomate, melancia, melão etc.

Frutas, verduras e legumes ricos em água

  • Pepino cru – Alimento saudável, com poucas calorias, rico em nutrientes (vitaminas e sais minerais), o pepino deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável e é composto por 96,8% de água;
  • Alface – Com poucas calorias e fonte de vitaminas e minerais importante para o organismo, a alface é composto por 95% de água;
  • Tomate – Rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno, este fruto é composto por 94% de água;
  • Espinafre cru – Além de ser nutritivo, rico em minerais e vitaminas, o espinafre também é um alimento pouco calórico e é composto por 94% de água. O melhor jeito de comer espinafre cru é acrescentá-lo a saladas;
  • Brócolis – Alimento saudável que proporciona vários benefícios à saúde, incluindo o auxílio no combate ao câncer ou cancro e a prevenção de doenças cardíacas, o brócolis é composto por 93,9% de água;
  • Melancia – A melancia contém um poderoso antioxidante, o licopeno, e é composta por 92% de água;
  • Melão – Composto por 90% de água, o melão tem poucas calorias e é um alimento bastante nutritivo, diurético e laxante;
  • Couve-flor – De fácil digestão e rica em sais minerais e vitaminas, a couve-flor é composta por 92% de água;
  • Abobrinha – Rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A, a abobrinha é composta por 96% de água.

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