Publicado por Natália Petrin
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Fumar é um vício que está presente na vida de muitas pessoas e causa anualmente milhares de morte no Brasil, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Instituto do Câncer (Inca), realizou em abril de 2015 uma pesquisa que estimou que, até 2030, mais de 1 milhão de mortes acontecerão anualmente em decorrência do câncer do pulmão.

O vício, no entanto, não é fácil de ser abandonado. Segundo Omar Barghoutti, médico pneumologista, a cada 10 pessoas que tentam parar de fumar, oito não conseguem e retornam ao vício.

O problema afeta muitas pessoas e deve ser superado para não comprometer a saúde de grande parte da população. Apesar de ser difícil, parar de fumar é possível, sim. Atualmente, muitos métodos são usados para auxiliar àqueles que querem largar o vício, como adesivos, pastilhas, sprays e comprimidos, mas esses ainda podem não funcionar.

Alimentos que vão te fazer parar de fumar

Foto: Reprodução/ internet

A dica do Dr. Dráuzio Varella é diminuir pela metade a quantidade de cigarros diários, além de acender o primeiro somente depois do café da manhã, cerca de duas horas após o jejum. Existem ainda algumas dicas para quem quer parar de fumar, de alimentos que podem ajudar a controlar a vontade. Confira!

Leite e derivados

A ingestão do leite altera o sabor do cigarro e, além disso, estimula a produção de serotonina, que inibe a ansiedade que pode ser sabotadora para aqueles que tentam parar de fumar e tem o cigarro como um “alivio” ao estresse e à ansiedade.

Levedo de Cerveja

Fonte natural do complexo B, o levedo de cerveja também pode ajudar àqueles que querem parar de fumar. Isso porque possui substâncias que atuam no controle da ansiedade diretamente no sistema nervoso, que é um dos sintomas causados pela falta de nicotina.

Suco de laranja

A vitamina C é perdida em grande quantidade por aqueles que fumam regularmente, e com isso o corpo acaba compensando com elementos não naturais que são absorvidos da nicotina. Se você ingerir mais vitamina C, ficará mais fácil largar o vício do cigarro.

Brócolis

Os brócolis são ricos em fibras que ajudam na produção de serotonina no processo da digestão. Ele atua ainda na prevenção às doenças pulmonares.

Aveia e Arroz integral

Os dois alimentos têm altos níveis de selênio, que é um mineral com um grande poder antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres que são provocados pelo fumo.

Água

O consumo de água é essencial para todas as pessoas, mas principalmente para aquelas pessoas que querem parar de fumar. Isso porque a ingestão de água ajuda a aumentar a frequência urinária, que é responsável pela eliminação das toxinas pelo corpo.

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