Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O alho, chamado cientificamente de allium sativum, é um alimento bastante conhecido pelas suas capacidades curativas, e é rico dos mais diversos nutrientes, como vitaminas, aminoácidos e sais minerais. Dentre esses ativos, destacam-se a alicina e a ajoene. Essas duas substâncias trabalham diretamente na melhora do sistema cardiovascular. O alho apresenta ainda efeitos antioxidantes, antissépticos, expectorantes e antimicrobianas. É ainda um fortalecedor natural do sistema imunológico, além de ser útil para o tratamento de verrugas e calos, quando aplicado diretamente sob a região.

Por que é importante cuidar das artérias?

Apesar de ser crucial cuidar da saúde cardiovascular em todas as idades, é com o passar dos anos que se precisa dar uma maior atenção aos possíveis problemas, visto que a circulação sanguínea vai tornando-se deficiente. Ainda mais nas mulheres, pois com a diminuição de produção hormonal durante a menopausa, a proteção do organismo começa a ficar cada vez mais frágil, podendo assim estar sujeita a alterações no sangue.

Em congruência com maus hábitos, como o sedentarismo, o fumo e uma alimentação gordurosa, as artérias vão endurecendo e criando um depósito de colesterol em seus interiores, o que impede a passagem do sangue. Essa obstrução origina trombos, e deles vêm os mais sérios problemas cardiovasculares.

Alho e sua super eficácia para as artérias

Foto: Pixabay

Como o alho atua nessa melhora?

As substâncias presentes no alho como a alicina e ajoene possuem ação anticoagulante, além de relaxar os vasos sanguíneos, fluidificar o sangue e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). É comprovada também a sua eficácia na diminuição da pressão arterial.

Formas de uso

Geralmente, nas mais diversas receitas, utiliza-se o bulbo, conhecido como a “cabeça do alho”. O alho é bem democrático e suas propriedades medicinais podem ser aproveitadas tanto como temperos como em chás. Cozido ou cru, ele é um dos melhores remédios para combater muitas doenças. Além do bulbo, usado normalmente na cozinha para fins culinários, podemos encontrar o alho na forma de pó, em cápsulas ou em óleo essencial. Essas variações são bastante úteis no preparo de remédios caseiros, e podem ser encontradas em mercados, na internet ou em lojas de produtos naturais.

Água aromatizada de alho

Uma boa receita para combater os problemas vasculares com alho é a água aromatizada. Coloque um dente de alho cru em um copo de 100 ml de água e deixe de molho de seis a oito horas. Tome essa água em jejum, pela manhã. A absorção da alicina vai controlar os níveis de colesterol do sangue.

Veja mais!