Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O que é colesterol?

O colesterol está presente em nosso organismo advindo de alimentos de origem animal, e desempenha funções essenciais como a produção de hormônios e da vitamina D. O excesso, no entanto, é prejudicial e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Existem dois tipos de colesterol: o bom (HDL) e o ruim (LDL). Este pode provocar o entupimento de veias, e o bom retira o excesso do ruim e impede esse acúmulo.

O colesterol alto não apresenta sintomas, portanto é importante fazer exames regularmente, principalmente quem tem aterosclerose e obesidade, ou possui histórias de infarto na família. Além desses, estão no grupo de risco também os sedentários e aqueles que ingerem de forma exagerada as gorduras saturadas.

Água de canela para o colesterol

Foto: Reprodução

Como usar água de canela contra o colesterol?

De fácil preparo, a bebida conhecida como água de canela pode ser usada para desfrutar de muitos benefícios, desde que consumida regularmente. Uma pesquisa da universidade do Texas revelou que a canela é uma grande promessa no mundo da medicina no tratamento de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, tumor cerebral e meningite. Apesar de ser repleta de benefícios, o destaque hoje é para o combate ao colesterol.

A canela atua combatendo o colesterol ruim, de acordo com estudo realizado. Os resultados foram reduções entre 7% e 27% nos níveis de colesterol ruim no sangue.

Além de reduzir o colesterol no sangue, a água de canela atua como calmante e é auxiliar no emagrecimento. Age também na redução da quantidade de açúcar no sangue, auxiliando na redução da sensação de fome. Além disso, quando chega ao estômago, gera uma reação química necessária para sua digestão, acelerando o metabolismo como uma forma de compensar o excesso de calor gerado.

Água de canela

Uma das formas de aproveitar todos esses benefícios é fazendo a água de canela. Para preparar, você vai precisar de:

– 1 colher de sopa de canela em pó ou dois pedaços de canela em pau de um tamanho médio de um dedo indicador.
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque em um recipiente a água e a canela. Misture bem os ingredientes e deixe na geladeira. No dia seguinte, consuma no mínimo dois copos.

Caso opte por usar a canela em pó, lembre-se de misturar bem os ingredientes. Ao comprar a canela, observe no rótulo, pois algumas versões apresentam açúcar, mas deve ser usada a pura. Sempre que for consumir, agite a jarra ou a garrafa.

Veja mais!