Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Além de chás, infusões ou remédios para serem consumidos, as ervas e plantas também podem ser transformadas em sachês utilizados na hora do banho. Esses sachês possuem diversas características ativas, mas dentre as principais podemos citar a capacidade de relaxamento, recuperação e tratamento da pele. Sem falar que o corpo fica com aquele aroma especial.

Eles podem ser preparados de forma a ficarem fixos no chuveiro, ou para serem imersos dentro da banheira. E você tem a liberdade de abusar da criatividade, colocando ervas, óleos essenciais e sais. Os princípios efetivos dessas ervas irão penetrar pelos poros, e no caso de banhos quentes, podem chegar ao cérebro através da inalação do vapor. O preparo desses sachês é incrivelmente fácil e barato, uma vez que pode ser feito com as ervas que você já possui em casa.

Adicione um sachê de plantas na água e sinta os benefícios

Foto: Reprodução/ internet

Banho de flores

Em um recipiente, misture 100 g de lavanda, 50 g de casca de laranja amarga e uma colher de sopa de cada uma dessas plantas: tomilho, folhas de rosa-silvestre, borragem, salgueiro-branco, alecrim, manjerona e hortelã.  Depois, adicione dois cravos picados, algumas gotas de limão e cinco gotas de óleo essencial de rosa. Coloque tudo dentro de um sachê de pano e amarre bem. Deposite dentro da banheira, de preferência abaixo do jato de água quente.

Banho relaxante

Esse aqui vai ser amarrado no chuveiro, de forma que toda a água que caia, passe pelo preparado. Como o sachê ficará preso,  você precisará de um pano maior. Basta marcar um círculo de aproximadamente 60 cm de diâmetro no tecido. Depois, corte bem na marquinha da caneta. Agora, em um recipiente, coloque meio quilo de sal grosso e seis gotas de corante artificial azul anis. Misture bem. Em seguida, acrescente uma colher (café) de essência aromática de alecrim e misture. Acrescente também uma colher (café) de lauril em pó e misture. Adicione um punhado de arruda desidratada e outro punhado de camomila desidratada e misture bem. Então, despeje esse conteúdo no centro do tecido que você já tinha recortado. Acrescente as pétalas de duas rosas claras, levemente maceradas. Prenda tudo no chuveiro, com a ajuda de uma fita.

Lembre-se de dar várias voltas com a fita para evitar que o preparado não caia no chão com o peso da água.

Benefícios

Os aromas são capazes de mudar o ambiente, e também nossas emoções. Seus efeitos podem ser observados a partir do tipo de erva que utilizaremos. Tomar banho com ervas é quase como acariciar mente, corpo e alma.

  • Calmantes – Camomila, cedro, violeta, cardamomo, rosa, mirra, manjerona, frankincense, lavanda e neroli.
  • Estimulantes – Alecrim, bergamota, pimenta-do-reino, menta, zimbro, capim-limão, cipreste, mandarina, limão, gengibre e melaleuca.
  • Anti-estressantes – Baunilha, laranja, gerânio, olíbano, lima, patchuli, vetiver, tília, rosa e manjericão.
  • Afrodisíacas – Jasmim, ylang-ylang, rosa, petitgrain, sândalo e sálvia.

Veja mais!