Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O corpo humano precisa encontrar maneiras de defender-se diante da invasão de agentes nas vias respiratórias. A tosse é uma delas: uma expulsão que pode ser barulhenta e brusca, reflexa ou voluntária. Existem vários tipos de tosse, mas a tosse seca normalmente deixa o paciente muito cansado, por não expelir secreções, ser improdutiva e forçar muito o sistema respiratório e as vias aéreas, podendo, inclusive, agravar lesões já existentes.

A tosse seca pode ser causada por resfriados – principalmente no começo – e por otites. É importante descobrir o tipo certo de tosse antes de iniciar qualquer tratamento, pois caso seja aplicado erroneamente, o tratamento pode causar problemas ou agravar outros.

Acabe com a tosse seca de maneira natural

Foto: Reprodução

Tratamentos para a tosse seca

Existem tratamentos com medicamentos industrializados, mas também podem ser feitas algumas receitas caseiras que podem ajudar a melhorar os sintomas. Confira abaixo alguns deles.

Tomilho

O tomilho pode ser usado na forma de infusão, feita com as folhas ou sache, ou ainda na forma de óleo essencial para inalações com aparelho apropriado. Caso não seja com aparelho, prepare a infusão em uma vasilha que não seja muito alta e, com cuidado para não se queimar com o vapor, coloque o rosto junto a vasilha e tampe o restante do espaço com um pano para não permitir que o vapor escape. Tanto com o aparelho quanto com a vasilha, você deve fazer a inalação por aproximadamente 3 minutos.

Eucalipto

O eucalipto pode ser usado da mesma maneira como o tomilho, seguindo os mesmos passos apenas substituindo a erva.

Mel

Para preparar o medicamento com mel, aqueça uma xícara de água e coloque uma colher de sopa de mel puro. Mexa bem e consuma. Caso ache que está muito doce, você pode adicionar ainda um pouco de limão.

Gemada e macela

O medicamento de macela deve ser feito com uma gema de ovo, duas colheres de sopa de açúcar e algumas flores de macela. Em um recipiente, faça a gemada batendo a gema e o açúcar. Faça uma infusão com algumas flores de macela em outro recipiente e misture com a gemada, consumindo preferencialmente, sempre antes de dormir.

Hortelã

Use uma xícara de chá de folhas de hortelã, frescas ou secas, uma xícara de água fervente e mel à gosto – para adoçar. Em um recipiente coloque as folhas de hortelã e reserve. Em outro, leve a água ao fogo e ao alcançar fervura, derrame sobre as folhas de hortelã picadas. Tampe a mistura e deixe descansar por aproximadamente cinco minutos. Coe, adoce e consuma em seguida.

Veja mais!